quinta-feira, 12 de abril de 2012

Obras da Hidrovia do Tocantins são debatidas em Brasília

Um requerimento do Deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) apresentado na Comissão da Amazônia, convocando as Ministra do Planejamento, Orçamento e Gestão, Miriam Belchior e da Casa Civil, Gleisi Hoffman, para prestar informações sobre a exclusão no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) das obras de derrocamento, dragagem e sinalização da Hidrovia do Tocantins, bem como das obras do porto público de Marabá foi transformada ontem (11) em reunião de trabalho de parlamentares membros da comissão com o Secretário Executivo do PAC, Maurício Muniz Barretto de Carvalho, na próxima terça-feira, no Ministério do Planejamento.

A explosão do Pedral do Lourenço, no Rio Tocantins, bem como a construção do Porto de Marabá, são algumas das principais das obras da hidrovia do Tocantins, da qual ainda fazem parte as Eclusas da barragem de Tucuruí, recentemente inauguradas. As obras foram retiradas do cronograma do PAC, o que gerou um descontentamento em toda região.
 
Para o parlamentar, é inaceitável que uma obra tão importante seja retirada da programação do PAC sem que os motivos sejam esclarecidos à sociedade, visto que milhões foram já foram gastos para tornar a hidrovia uma realidade. "Novamente a população do Pará é excluída de investimentos imprescindíveis para o crescimento de toda uma região. Não devemos aceitar passivamente atitudes como essa do governo federal, que frustra toda uma expectativa de desenvolvimento regional", afirmou o deputado paraense.

Audiência no Ministério do Transporte
   
A bancada de parlamentares do Pará, esteve reunida nesta quarta-feira (11) com o Ministro Paulo Passos, para informações acerca das obras da hidrovia do Tocantins, retiradas do PAC. Segundo o Ministro, o Projeto Executivo para o derrocamento do Pedral será concluído em quatro meses, em parceria com a mineradora Vale. Sua declaração sobre quem fará a obra, se o governo federal ou a Vale, levantou polêmica e foi questionado pelo senador Flexa Ribeiro (PSDB/PA), para o qual a Ministra do Planejamento, Miriam Belchior, afirmou há duas semanas que o governo federal executaria a obra.
 
A reunião também contou com a presença de prefeitos e representantes de entidades da região, interessadas nas obras, que devem proporcionar mais desenvolvimento à região, tradicional fornecedora de minérios in natura. Uma outra audiência da bancada com o Ministro será realizada nas próximas semanas.
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: