terça-feira, 17 de abril de 2012

Câmara debaterá precariedade das telecomunicações no Norte

Um requerimento aprovado pelo plenário da Comissão da Amazônia, Integração Nacional e Desenvolvimento Regional que previa a realização de uma mesa redonda no Pará para discutir a questão das telecomunicações em toda região Norte, foi transformada em reunião de trabalho com o Ministro das Telecomunicações, Paulo Bernardo. A proposição foi do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) e subscrita pelos deputados Dudimar Paxiúba (PSDB/PA), Janete Capiberibe (PSB/AP) e Wilson Filho (PMDB/PB).

Em audiência pública realizada na mesma Comissão, em 25 de outubro de 2011, ficou claro o fato de que o serviço de telefonia e Internet dos estados da região Norte é muito pior do que o do restante do País. A região é a que apresenta a maior defasagem na prestação desses serviços, embora a telefonia fixa esteja em estágio mais avançado, mas apresentando médias muito inferiores à nacional em acessos móveis de operação e em densidade do serviço móvel pessoal, sendo ainda mais precário o serviço de conexão à rede Internet.

"Esses fatos demonstram o quanto essa região vem sendo relegada pelas empresas prestadoras do serviço de telefonia móvel e internet no que se refere à política de investimentos, expansão e melhoria na prestação do serviço", explicou o parlamentar autor da proposta. "Não obstante algumas cidades da região, em especial as capitais estaduais, apresentem cobertura plena de telefonia móvel e Internet, observa-se que essa oferta nesses centros é ainda muito inferior à das demais regiões do país, e que nem mesmo existe tal oferta na maioria dos municípios do interior dos estados da região", complementou Jordy.

Para os parlamentares, é necessário que as prestadoras melhorem sua oferta, passando a agir de acordo com as normas e regulamentos que regem o setor. Eles devem cobrar maior efetividade dessas empresas para que o serviço seja realmente universalizado e prestado com a qualidade desejada e em todas as regiões do país, sem este tipo de discriminação.
 
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: