segunda-feira, 19 de março de 2012

PPS realiza Encontro de pré-candidatos a prefeito no Pará

     
Da Assessoria em Belém
 
Qualificação nas campanhas políticas de 2012 foi o principal objetivo do Encontro de pré-candidatos a prefeitodo Partido Popular Socialista (PPS) no Pará. Na convenção, que ocorreu no auditório do CORECON-PA, nos dias 16 e 17, participaram cerca de 60 pré-candidatos dos principais municípios do Estado. Para o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), coordenador do evento, o crescimento do partido é expressivo e precisa de amadurecimento profissional frente ao período eleitoral que se aproxima.
 
Além de discutir o processo eleitoral nas suas vertentes jurídicas, comunicacionais e partidárias, o Encontro propôs aos pré-candidatos uma nova visão de política pública: a sustentabilidade urbana, que agora é um dos pilares das ações políticas do PPS. É a primeira vez, no Pará, que um partido político reúne seus pré-candidatos a fim de instruí-los a desenvolver uma campanha comprometida com o desenvolvimento sustentável dos municípios paraenses.
  
O compromisso em desenvolver políticas públicas em função da sustentabilidade, tem por base o Programa Cidades Sustentáveis, que tem por missão colocar a sustentabilidade na agenda da sociedade, dos partidos políticos e candidatos e dos futuros administradores públicos, surgindo como referência de controle para a sustentabilidade urbana nas ações de políticas públicas realizadas na cidade, como foi explicado durante o evento por Ivan Costa, do Observatório das Cidades.
 
O PPS foi o primeiro partido brasileiro a aderir ao Cidades Sustentáveis. No encontro paraense, todos os pré-candidatos a prefeito assinaram cartas de compromisso com as metas do Programa. Certamente, os municípios paraenses que possuem representação pepessista já podem comemorar um crescimento sustentável nas gestões públicas assumidas a partir do próximo ano. “Por causa dessa cadeia de fatores que afetam a qualidade de vida das pessoas é que estamos fazendo a construção de um tecido de inconformismo, não é fácil, mas queremos mudar essa história de atraso”, afirmou o deputado Jordy.
   
A atenção do PPS, em relação às futuras campanhas, também se dirigiu para a manutenção dadecência partidária: frente às decisões do Tribunal Superior Eleitoral que tornam inelegíveis pré-candidatos que tiveram contas reprovadas em 2010, todos os pré-candidatos a prefeito do PPS mostram-se gabaritados a cumprir a lei - um partido de Fichas Limpas. O vice-governador do Pará, Helenilson Pontes, correligionário do partido, foi um dos palestrantes que enfatizou a importância a importância de o pré-candidato estar quite com a justiça e usar de transparência na prestação de contas com a sociedade.
 
Após dois dias de seminários, o possível cansaço foi substituído por renovo de ânimo:“Foi muito importante este momento para renovar nossa percepção política e social, estamos saindo daqui com as forças revigoradas para ganhar as ruas”, disse a pré-candidata à prefeitura do Município de Capitão Poço, Maria Izabel - que falou em nome de todos os presentes no Encontro.

Nenhum comentário: