sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Jordy critica indefinição do governo para aumento de aposentadorias


Do Portal PPS
Por William Passos
 
O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) disse nesta sexta-feira (18) que o governo precisa priorizar na agenda político-econômica alguns temas como o reajuste de pensões e aposentadorias que estão acima do piso nacional (R$ 545). Nesta semana, o vice-líder do governo, deputado Gilmar Machado (PT/MG), disse à imprensa que aumento maior que inflação para a categoria só deve ser discutido depois de março do ano que vem. Com isso, os aposentados começarão o próximo ano apenas com a reposição inflacionária, garantida por lei.
 
Na semana passada, emendas da oposição que previam ganho real para os benefícios foram derrubadas pelos aliados do Planalto, quando da aprovação do relatório preliminar da proposta orçamentária para 2012. “Esse pessoal está empurrando a questão dos aposentados. Isso mostra o descaso e um certo ressentimento com o trabalhador. Quando se fala em salário de trabalhador, a história mostra que o governo não tem pressa”, observou Jordy.

Desde o meio do ano, oposição e governo Dilma estão no embate, quando o assunto é reajuste dos aposentados que ganham mais que o mínimo. Em julho, ao sancionar a Lei de Diretrizes Orçamentárias de 2012 (LDO) com um número recorde de vetos, a presidente retirou da proposta aprovada pelo Congresso o artigo que garantia os ganhos reais  para os aposentados que estão nesta faixa de benefício.

Prazo de apresentação

Com a aprovação do parecer preliminar, a proposta orçamentária entra na fase mais importante: a definição das despesas pelos relatores setoriais e a apresentação de emendas – esta última tem prazo até o dia 23.
 
 

Nenhum comentário: