quarta-feira, 9 de novembro de 2011

Jordy cobra de Lobão infraestrutura para região de Belo Monte

 
Brasília/DF - A polêmica construção da usina de Belo Monte foi tema de uma audiência do Deputado Federal Arnaldo Jordy (PPS/PA) com o Ministro de Minas e Energia, Edison Lobão na tarde desta quarta-feira (09). Participaram ainda da reunião o Secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético, Altino Ventura Filho e Maria do Socorro Rodrigues Carmo, Secretária do Trabalho e Promoção Social de Altamira, município que sediará a megaobra.
 
O parlamentar paraense questionou o ministro acerca das obras necessárias nos municípios que serão impactados pela construção, tais como escolas, redes de esgoto e hospitais, por exemplo, principalmente em Altamira, que deverá receber nos próximos 5 anos, um fluxo migratório em torno de 100 mil pessoas, causando um impacto populacional que demandará uma infraestrutura que a cidade não possui. "Caso a região não receba imediatamente estes investimentos, Belo Monte causará graves impactos sociais nos municípios do entorno do canteiro de obra, tais como favelas, prostituição, exploração infantil e violência, como já observados em empreendimentos do mesmo porte em outras partes do país", afirmou o deputado.
 
Para o ministro Edison Lobão, tais compensações estão previstas para acontecer, mas também dependeria de outros órgãos, como o Ibama, o Incra e até mesmo da prefeitura de Altamira, apontada por ele como uma das que estariam atrasando este cronograma. "Possuímos a determinação, a vontade e até dinheiro para estes investimentos, porém estamos esbarrando até mesmo em órgãos do próprio governo para caminhamos com mais velocidade", disse o Ministro, que afirmou ainda que mesmo os malefícios causados por Belo Monte são irrelevantes, perante os benefícios apresentados, como a segurança energética do país, que segundo ele, é elogiada mundo afora, por ser baseada em uma matriz hidrelétrica.
 
Taxativo, o deputado Jordy pretende ver garantidos estes investimentos para a região e por sugestão do Ministro Lobão, uma outra reunião será agendada, desta feita com a prefeita de Altamira e com representantes do Consórcio de empreiteiras responsável pelas obras, para que todas as questões pendentes sejam dirimidas. "Não podemos e não devemos deixar que se repitam as tragédias sociais já observadas em outras grandes obras. Temos uma população preocupada e com aspirações que devem ser atendidas, portanto é de suma importância que tenhamos garantidos na prática, todas as infraestruturas necessária para o desenvolvimento desta região", finalizou o parlamentar.
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
 

Nenhum comentário: