quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Comissão de Direitos Humanos acompanha caso da chacina de adolescentes, no Pará


Da Assessoria em Belém 
 
Como vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara Federal, o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS/PA), esteve nesta quinta-feira (24) com o secretário de Segurança Pública e Defesa Social do Pará, Luiz Fernandes Rocha, para acompanhar e obter mais informações sobre a chacina que ocorreu no último domingo, 20, no distrito de Icoaraci, a cerca de 20 quilômetros de Belém, quando seis adolescentes foram assassinados à tiros em frente à residência de dois deles. A reunião contou com a participação de representantes da Ordem dos Advogados do Brasil/Nacional, Mary Cohen; da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (Pará) e do Conselho Estadual em Defesa das Crianças e Adolescentes, Fátima Santos.
 
Arnaldo Jordy manifestou preocupação com a série de assassinatos de adolescentes que vem ocorrendo em bairros periféricos de Belém, informando que somente nos últimos dias recebeu denúncias de outros casos que teriam ocorrido, em Icoaraci, nos mesmos moldes da chacina dos seis menores.  Ele cobrou apuração rigorosa dos crimes e, também, sugeriu uma ação mais cuidadosa do poder judiciário  na liberação de presos, uma vez que o suspeito de cometer as mortes já teria sido preso há alguns anos acusado de fazer parte de um grupo de extermínio. A prisão teria ocorrido em 2008 durante uma operação denominada  “Navalha na Carne”. "Uma pessoa que coloca em risco a vida das pessoas não poderia estar solta", comentou o parlamentar.
 
O secretário informou que, independentemente da chacina, a polícia já vinha investigando as mortes múltiplas de adolescentes ocorridas em Belém, com equipes de inteligência  subsidiando as investigações. Ele informou ainda que a Segup já tem pronto um sistema eletrônico para interligar todas as informações do órgão ao banco de dados tanto do  Ministério Público quanto do Tribunal de Justiça. Essa interligação facilitaria o acompanhamento de todos os processos que tramitam nas três esferas. A instalação do sistema só depende, segundo ele, do aval dos dois outros órgãos.
 
Durante a reunião também foi apresentada a proposta de incluir Tribunal de Justiça do Pará (TJ/PA)  no Conselho Estadual de Segurança Pública afim de que o órgão possa participar  e se envolver nas decisões do colegiado. A proposta de inclusão será levada à Assembléia Legislativa. 
 

Um comentário:

sanchesbelem.blogspot.com disse...

Jordy, Temos que fazer uma coisa para fazer o projeto da Vila da Barca andar.
Na eleição de 2012 vamos mudar este quadro