quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Belo Monte: Jordy quer qualificação para população

 
 
O Ministro do Trabalho, Carlos Lupi, recebeu em audiência nesta quarta-feira (09), o deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) que apresentou questões relativas à construção da usina de Belo Monte, na chamada volta grande do Rio Xingu.
  
Para o deputado, são grandes as preocupações com a obra, numa região em que os déficits são historicamente superlativos em todos os setores. Com o início da megaconstrução o que se espera também do Ministério, é que os impactos sejam minimizados, necessitando-se para isso, por exemplo, que a população local seja aproveitada no empreendimento. E para isso capacitação, certificação e habilitação são ações imprescindíveis para que os efeitos colaterais advindos sejam compensados. "Além do fluxo de migrantes esperados para trabalhar na obra, deve-se dar condiçõespara que os moradores das cidades atingidas pela obra, também possam contribuir na mão de obra, e isso só será possível com ações coordenadas e planejadas", afirmou o parlamentar paraense.
  
Segundo o Ministro Lupi, uma comissão interministerial foi formada a nível da Casa Civil do Palácio do Planalto, para acompanhamento das questões que envolvem Belo Monte, e segundo ele, durante audiências realizadas em Altamira/PA, o consórcio de empresas está precavido quanto as questões ambientais e trabalhistas. No entanto, o Ministro concorda que um acompanhamento permanente e a construção de um cronograma em que órgãos como SINE, Dieese e o Sistema S (Sesi, Senai, Sesc, etc) também estivessem integrados.

Uma próxima reunião será realizada em breve, onde estudos da demanda devem ser apresentados, para que um cronograma de capacitação seja desenvolvido, no intuito de prover com mão de obra qualificada às necessidades da construção, não só para os migrantes, mas com a própria população da região de influência de Belo Monte, que engloba cerca de 11 municípios. "A necessidade desta programação é para que tenhamos uma visão antecipada das necessidades operacionais, de modo a alocarmos os trabalhadores no cronograma da obra", finalizou o deputado Jordy.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376 / 8276-7807
 
  

Nenhum comentário: