quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Reforma Política: Jordy defende consenso

 
Do Portal PPS
Por Nadja Rocha
 
O deputado federal Arnaldo Jordy  (PPS/PA) defendeu, nesta terça-feira (25), ampla negociação em torno da proposta de reforma política. Para ele, é importante que os partidos abram mão de seus interesses eleitorais e ajudem na busca de um acordo para a aprovação do anteprojeto de reforma na comissão especial.

De acordo com o deputado, o relatório do deputado Henrique Fontana (PT/RS) já avançou em muitos pontos, mas é preciso buscar um texto capaz de conseguir a maioria para aprovação do que ele considera os “nós” da reforma: financiamento público de campanha e sistema de votação.

“Consenso nunca vai ter nesse tipo de matéria, até  porque todo mundo se considera especialista no assunto, muitos querem que prevaleçam suas vontades e interesses”, criticou Jordy. 

O prazo para apresentação de emendas encerra-se nesta quarta-feira. A previsão é de que o relatório seja votado na comissão ainda nesta semana. Mas Jordy disse que  acha “pouco provável” que isso aconteça. “Vamos ver como fica o parecer, depois do acatamento das emendas”, alertou.

Legislação leniente
 
O pepessista afirmou ainda que atual legislação eleitoral está em descompasso com as exigências da sociedade. Segundo Arnaldo Jordy, as deformações produzidas nos pleitos eleitorais acontecem por causa do ordenamento jurídico defasado. “Os esquemas de financiamento irregular, por exemplo, acontecem porque a legislação é leniente”, avaliou o parlamentar.

Nenhum comentário: