quarta-feira, 26 de outubro de 2011

A pedido de Jordy, comissão vai apurar mortes violentas de crianças

 
Do Portal PPS
Por Robert Emerich
 
A Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara aprovou, nesta quarta-feira (26), requerimento do deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) que autoriza a realização de diligência no estado do Ceará. O objetivo é apurar o aumento do extermínio de crianças e jovens na região. O parlamentar defendeu firmeza do poder público e políticas sociais para reverter a situação.
 
O requerimento 154/2011 foi aprovado por unanimidade pelos integrantes da Comissão. Segundo Jordy, o Ceará foi escolhido por apresentar um número crescente de mortes violentas de crianças e adolescentes. “Esta Casa fez a CPI do Extermínio que apontou dados preocupantes, principalmente em relação ao Ceará. Contudo, a comissão de inquérito, apesar de importante, trouxe pouco efeito prático no caminho de uma solução. Além disso, queremos saber o que as autoridades de lá tem feito para, pelo menos, diminuir o volume de mortes. Essa diligência vai analisar o problema in loco e cobrar, principalmente, da justiça, do Ministério Público e da polícia providências em relação aos casos registrados por lá. Acredito que conseguiremos estar por lá no mês de novembro. Esperamos ampliar as diligências para outras regiões brasileiras”, adiantou Jordy.
  
O deputado cobrou atuação mais firme do poder público para combater o problema. Jordy pontuou políticas que podem ser uteis na recuperação de crianças e jovens em situação de risco. “Existem diversos caminhos que precisam ser conjugados no esforço de tornar menos vulneráveis as nossas crianças e adolescentes. Essas mortes estão relacionadas ao que há de pior nesse país que é o crime organizado e a injustiça social. Precisamos investir pesadamente na educação, cultura e esporte. Está mais do que provado que tais políticas garantem cidadania a este público evitando que participem de crimes. Nós precisamos também combater a impunidade e nesse caso é necessária uma ação sólida da polícia. Não que eu ache que seja o principal, mas a repressão é indispensável no sentido de prender e punir, com rigor, os criminosos. Claro que a solução não é simples, porém se conseguirmos avançar num conjunto de medidas certamente superaremos essas estatísticas cada vez mais preocupantes e que entristecem e envergonham o país”, afirmou o parlamentar.
 
A proposta, apresentada por Arnaldo Jordy, foi subscrita pelos deputados Luiz Couto (PT-PB) e Érika Kokay (PT-DF).

Nenhum comentário: