terça-feira, 13 de setembro de 2011

Subcomissão de Hidrelétricas na Amazônia define vice-presidência

A Comissão da Amazônia, Integração Nacional e de Desenvolvimento Regional promoveu hoje (13) reunião da subcomissão permanente sobre usinas hidrelétricas na Amazônia. Um dos objetivos do colegiado é propor soluções que minimizem os impactos socioambientais da construção de novas usinas, como a de Belo Monte, no Pará.

A reunião da subcomissão, cuja presidência ficará a cargo do deputado Zé Geraldo (PT-PA) serviu também para definir a vice-presidência (Arnaldo Jordy - PPS/PA) e a relatoria, que deve ser anunciada em breve.
 
A subcomissão tem como objetivo a inclusão de demandas oriundas dos mais diferentes segmentos sociais, principalmente aquelas relacionadas pelos gestores municipais da área de abrangência do projeto e que deverão serem incluídas no edital de licitação da obra anunciada pelo governo federal.

O deputado Zé Geraldo, ressaltou a importância de aproximar a população local do debate sobre o tema. "A região Amazônica recepcionará um grande número de hidrelétricas nos próximos anos, como Belo Monte (que será a terceira maior do mundo), Itaituba (PA), Marabá (PA), Jirau (RO) e Santo Antônio (RO). A subcomissão poderá intermediar os pleitos das comunidades e dos municípios junto à União”, afirmou.
 
Para o deputado Arnaldo Jordy, é importante que o grupo acompanhe e fiscalize a implantação destas grandes obras, no intuito de denunciar problemas e lutar para que as populações atingidas, seja de ribeirinhos ou indígenas, tenham seus direitos respeitados, recebendo investimentos necessários à região, como saneamento básico, educação saúde e segurança pública. "A Amazônia não pode continuar sendo o almoxarifado do país, onde as grandes obras em geral deixam um rastro de pobreza, favelização, prostituição e marginalidade. É importante que jovens e adultos destas regiões tenham, por exemplo, qualificação e habilitação, para assim também poderem se beneficiar dos megaempreendimentos", ressaltou o parlamentar paraense.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
(61) 3215-1376 / 8276-7807


Nenhum comentário: