segunda-feira, 29 de agosto de 2011

O Globo destaca pedido do PPS à Comissão de Ética da Presidência sobre voos de Bernardo


Fonte: Jornal O Globo
Publicada em 27/08/2011
Por: Luiza Damé e Isabel Braga

Vôo de Bernardo vai à Comissão de Ética, e Maia não prova pagamento por jato particular

BRASÍLIA, SÃO PAULO e CURITIBA - A Comissão de Ética Pública da Presidência deverá analisar, em reunião marcada para 12 de setembro, representação do PPS, pedindo que se pronuncie sobre a conduta do ministro das Comunicações, Paulo Bernardo, acusado de usar avião de empresário em 2009. O ofício será enviada à comissão na próxima segunda-feira pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA), líder da Minoria na Câmara. Ele vai questionar se o ministro infringiu o Código de Conduta da Alta Administração Federal.
   
A decisão do PPS foi tomada após divulgação de reportagem do GLOBO. Um vídeo mostra que Paulo Bernardo, em 2009, quando era ministro do Planejamento do governo Lula, utilizou uma aeronave particular para deslocamento até o município de Guarapuava, no interior do Paraná. O ministro foi filmado ao lado do Seneca prefixo PT-WTS. O avião pertence a Roque Veviurka, dono da Bravex, empresa ligada ao agronegócio e à construção de imóveis de luxo.

A prefeitura de Guarapuava recusou-se ontem a dar explicações sobre o avião que conduziu Paulo Bernardo. Alegando que o prefeito do município, Fernando Ribas Carli (PP-PR), está em viagem à França, a assessoria de comunicação afirmou não estar autorizada a informar o motivo pelo qual a prefeitura teria usado um avião particular para transportar Paulo Bernardo.

- A situação do ministro é delicada, por conta deste mais novo episódio revelado, o que exige do órgão competente uma manifestação pública para dizer se houve infração ao Código de Conduta do Executivo - disse Jordy.

A paixão do presidente da Câmara, Marco Maia (PT-RS), por futebol voltou a lhe render dividendos negativos. Depois da confusão provocada por conta da ida ao jogo Barcelona e Real Madri, em abril deste ano, na Espanha, o aluguel de um avião particular para ver o jogo amistoso da seleção brasileira de futebol contra a Holanda, em Goiânia, obrigou-o a se explicar.

A assessoria de Maia admitiu o uso de avião particular para levá-lo de Brasília a Goiânia e, posteriormente, a Porto Alegre. E afirmou que o presidente da Câmara pagou do próprio bolso o aluguel de cerca de R$15 mil, que teria sido pago em três parcelas. Mas não apresentou os comprovantes.

Além desse voo, reportagem do "Estado de S.Paulo" mostrou que Maia também usou avião e helicóptero da Uniair, empresa aérea da Unimed do Rio Grande do Sul, para eventos partidários do PT em duas cidades gaúchas. Segundo a assessoria de Maia, neste caso, o custo foi de R$16 mil, divididos em três parcelas, que ainda não foram pagas. Maia afirmou que as viagens foram custeadas com recursos próprios, sem uso da verba indenizatória da Casa, mas não apresentou ontem os comprovantes de pagamento.

Em São Paulo, o senador Aécio Neves (PSDB-MG) disse que há uma distorção criada pelo PT entre o público e o privado desde que o partido governa o país. Aécio se referia às denúncias de uso por integrantes do governo e do Congresso de aviões de empresas privadas.

COLABORARAM: Adauri Antunes Barbosa e Marcus Vinicius Gomes
 

Nenhum comentário: