terça-feira, 9 de agosto de 2011

Executiva do PPS aprova indicação de técnico para ministro do TCU


Do Portal PPS
Por Diógenes Botelho

A Executiva Nacional do PPS aprovou nesta terça-feira a indicação do auditor Rosendo Severo para ocupar uma vaga de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU). A sugestão, apresentada pelo líder da bancada, deputado federal Rubens Bueno, ganhou o apoio da direção nacional do partido, que considera que é preciso quebrar a tradição de escolha de ex-parlamentares para o cargo, dando um perfil mais técnico e menos político ao órgão.

Com o aval da Executiva, a bancada do PPS deve oficializar nos próximos dias o nome de Severo para a disputa. A eleição, que conta até agora com a pré-candidatura de cerca de 13 políticos, quase todos da base do governo, se dará em votação na Câmara dos Deputados.

“Já indicamos um técnico para o TCE (Tribunal de Contas do Estado) no Paraná e a recepção junto à sociedade foi ótima. Perdemos, mas o debate que se abriu foi muito bom. Nossa ideia é mudar essa tradição de colocar sempre um político do TCU, tornando o órgão mais técnico e menos político”, ressaltou Rubens Bueno.

Já o deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA), vice-líder da Minoria na Câmara, ressaltou que a indicação do partido para o TCU não é apenas para marcar posição. “Queremos sair das indicações clássicas, que muitas vezes não se pautam no interesse republicano, e mudar todo o sistema de escolha”, afirmou o parlamentar.

Nesse sentido, o partido já está colhendo assinaturas de apoio para uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que muda o sistema de indicação dos ministros do TCU, exigindo que eles sejam escolhidos por meio de concurso. “Além disso, já apresentamos uma PEC que muda o sistema de escolha dos ministros do Supremo Tribunal Federal (STF)e também temos outra proposta que tira do presidente da República a prerrogativa de indicar o procurador-geral da República”, lembrou o líder do PPS.

Rosendo

Rosendo Severo tem 51 anos e foi escolhido para representar a categoria numa possível indicação numa eleição interna da União dos Auditores do Tribunal de Contas no início do ano. A associação procurava desde então um partido para ratificar seu nome para disputar a vaga, aberta com a aposentadoria de Ubiratan Aguiar. O próprio ex-ministro, que teve sua gestão a frente do TCU criticada pelo presidente Lula, tem simpatia pela ideia.

Nenhum comentário: