segunda-feira, 4 de julho de 2011

Tráfico humano: Jordy lamenta que Brasil volte a sofrer puxão de orelhas


Do Portal PPS
Por: William Passos

O vice-presidente da Comissão de Direitos Humanos da Câmara, Arnaldo Jordy (PPS-PA), disse lamentar que o Brasil seja citado por organismos internacionais como descumpridor de metas para o combate ao tráfico de pessoas.

Relatório divulgado na semana passada pelo Departamento de Estado americano diz que, apesar de esforços significativos para combater o problema, o governo do Brasil ainda não cumpre totalmente os padrões mínimos para a eliminação deste quadro.

“Lamentavelmente, não é a primeira vez que relatórios de países e instituições internacionais abordam este traço negativo. São mais de 180 países avaliados e o Brasil ocupa posição de destaque no ranking dos péssimos exemplos”, observou o deputado, que é autor de pedido de CPI para investigar o tráfico humano.

Trabalho escravo

Jordy lembrou ainda que, no Brasil, há aproximadamente 250 mil crianças que estariam envolvidas em prostituição. Esse seria o principal alvo dos traficantes de pessoas.

O documento cita dados do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime (Unodc, na sigla em inglês) segundo os quais o tráfico sexual ocorre em todos os estados brasileiros.

Outra situação explorada pelos aliciadores é o trabalho escravo. Mulheres, homens e adolescentes são enviados todos os anos para o exterior ou redistribuídos entre as unidades da federação brasileira, como se fossem objetos.

“É mais lamentável ainda ver adormecendo no Congresso uma PEC (Proposta de Emenda Constitucional) que poderia resolver ou atenuar esta situação. Esta matéria é um clamor de todas as instituições que lidam com os direitos humanos”, disse.

E, apesar de reconhecer alguns esforços do Brasil para resolver a situação, a ONU diz que os serviços de proteção e abrigo às vítimas em nosso país permanecem inadequados e poucos dos condenados por crimes relacionados ao tráfico cumpriram pena de prisão.

Nenhum comentário: