terça-feira, 5 de julho de 2011

Tráfico humano foi tema de pronunciamento de Jordy na Tribuna da Câmara

Leia a seguir, pronunciamento do Deputado Arnaldo Jordy, na Tribuna da Câmara Federal, sobre o Relatório de Organizações Internacionais de Direitos Humanos e do Departamento de Estado americano, condenando o Brasil por não cumprir medidas básicas, orientadas por essas organizações, de combate ao tráfico humano - Em 28/06/2011.



Sr. Presidente, Sras e Srs. Deputados, lamentavelmente, hoje houve uma notícia, na imprensa internacional, de mais uma manifestação constrangedora para o País, que é o Relatório de Organizações Internacionais de Direitos Humanos e do Departamento de Estado americano, condenando o Brasil por não cumprir medidas básicas, orientadas por essas organizações, de combate ao tráfico humano.

E, mais uma vez eu digo, porque, recorrentemente, essas organizações se manifestam no sentido de monitorar cerca de 200 países, quase 190 países, acerca dessa chaga que tem o Brasil, numa posição crescente.

Hoje, segundo essas organizações, são mais de 250 mil crianças vítimas do tráfico humano para fins do turismo sexual; são mais de 25 mil trabalhadores em exercício de trabalho análogo a trabalho escravo, recorrentemente denunciado pelos tribunais do trabalho, pelas inspetorias do trabalho, inclusive produzindo assassinatos e crimes conhecidos e noticiados pela imprensa. Lamentavelmente, nós ainda temos essas estatísticas assombrosas.

Eu queria, Sr. Presidente, apelar para V.Exa., porque este é um problema que se vem arrastando secularmente, na sociedade brasileira. Só concluindo, Sr. Presidente, queria apelar no sentido de que se possa agilizar a constituição de uma Comissão Parlamentar de Inquérito, que já está protocolada na Casa, na Mesa Diretora da Casa, já está admitido o objeto concreto de análise. E, lamentavelmente, há 2 meses, esta CPI não é instalada.

Então, gostaria de apelar para V.Exa, para os Líderes partidários, no sentido de que se possa agilizar a constituição desta Comissão Parlamentar de Inquérito, para esta Casa colaborar com os esforços do Governo Federal, com os esforços dos Governos Estaduais - que hoje existem, em sete Unidades da Federação, comissões parlamentares de inquérito -, no sentido de apurar essa chaga que se abate sobre a sociedade brasileira há muito tempo.

Concluindo, segundo essas organizações internacionais, são estatísticas crescentes na sociedade brasileira.

É este o apelo que faço a V.Exa., em nome da Mesa Diretora: que se possa agilizar a constituição dessa Comissão.

Muito obrigado.

Nenhum comentário: