quinta-feira, 14 de julho de 2011

Deputado cobra de ministro da Justiça informações sobre turismo sexual no Brasil

Do Portal PPS
A Câmara dos Deputados pedirá ao Ministério da Justiça informações sobre quais providências estão sendo tomadas em relação à denúncia de que empresários americanos estão explorando o turismo sexual infantil na região da Amazônia. O requerimento é assinado pelo deputado Arnaldo Jordy (PPS-PA) e foi protocolado nesta quarta-feira (13) na Mesa Diretora da Casa.

O parlamentar pergunta ao ministro José Eduardo Cardozo quais são as medidas tomadas a respeito da denúncia que envolve as empresas West A Line e Santana Ecofish que estariam promovendo a prostituição de adolescentes, sob o pretexto de que se trata de pescarias esportivas.

Os passeios, segundo divulgou a imprensa, são feitos em embarcações cujos organizadores seriam empresários americanos. Há ainda relatos de que, além do sexo com meninas menores de idade, há o consumo de drogas a bordo.

Para Jordy, “o problema é gravíssimo”. “As informações solicitadas se prestam ao legítimo exercício de fiscalização, atribuído ao Legislativo, e servirão para que possamos acompanhar o tema que é tão importante para os povos da Amazônia, bem como para os membros do Congresso, no ano em que o Estatuto da Criança e do Adolescente completa 21 anos”, justificou o autor do pedido.

Pela Constituição Federal, os requerimentos de informações precisam ser respondidos em até 30 dias pela autoridade questionada. Respostas falsas ou feitas fora do prazo podem resultar em abertura de processo por crime de responsabilidade.

Nenhum comentário: