segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jordy fala à Voz do Brasil sobre assassinatos de ambientalistas no Pará

Fonte: Voz do Brasil/Rádio Câmara
Reportagem: Geórgia Moraes

Leia a matéria abaixo ou ouça a reportagem aqui (MP3) - https://rapidshare.com/files/3239434460/Jordy_VozBrazil_InvestigMortes20110527.mp3
LOC- Dois deputados já apresentaram requerimento para que a Câmara acompanhe as investigações sobre a morte de um casal de ambientalistas no Pará.

LOC- A repórter Geórgia Moraes, jornalista da Rádio Câmara, tem os detalhes sobre o caso e sobre a participação da Casa na apuração dos assassinatos.

Geórgia Moraes: Deputados querem acompanhar investigação do assassinato de ambientalistas no Pará. José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo foram assassinados a tiros nesta semana. O casal denunciava, desde 2008, a extração irregular de madeira no Sudoeste paraense. Em novembro do ano passado, chegaram a denunciar que sofriam ameaças de morte. Dois requerimentos já foram apresentados para acompanhar o caso. Um do deputado Dr. Aluizio, do PV do Rio de Janeiro, propõe a criação de uma comissão externa e deve ser analisado pelo Plenário. Outro, do deputado Arnaldo Jordy, do PPS do Pará, propõe a criação de um grupo de trabalho da Comissão de Direitos Humanos. Arnaldo Jordy quer acompanhar a investigação dos assassinatos.

Arnaldo Jordy: Essa tragédia no Estado do Pará nós não podemos aceitar como uma coisa banal. O Pará há nove anos é campeão nacional de mortes por disputas por conflitos envolvendo terra, envolvendo interesse econômicos vinculados a ativos da natureza.

Geórgia Moraes: O deputado José Geraldo, do PT do Pará, esteve no enterro dos ambientalistas e falou de lá à Rádio Câmara.

Zé Geraldo: A motivação desse crime foi exatamente a falta de regularização fundiária e ambiental neste assentamento já que é uma das únicas reservas de florestas que tem no município e na medida que o Ibama, o órgão federal, não cumpriu sua função de fazer a fiscalização e enfrentar as empresas madeireiras que agem de forma ilegal acabou que as lideranças foram pro confronto interno. Então, há uma revolta, uma cobrança de que o governo federal assuma o papel de realmente fazer a regularização fundiária e ambiental dos assentamentos dessa região.

Geórgia Moraes: Os ambientalistas faziam parte do Conselho Nacional das Populações Extrativistas e da ONG fundada por Chico Mendes, também assassinado por denunciar conflitos de terra e exploração ilegal de madeira. O casal morava há 24 anos em Nova Ipixuna e desenvolvia um projeto de exploração sustentável da floresta com 500 famílias de extrativistas, que sobrevivem da venda de óleos vegetais e de frutas como o açaí e o cupuaçu. A presidente Dilma Rousseff determinou que a Polícia Federal acompanhe as investigações do crime. De Brasília, Geórgia Moraes.
 
 

Nenhum comentário: