segunda-feira, 6 de junho de 2011

Jordy diz que mudanças em Belo Monte mostram que governo estava errado


Fonte: Portal PPS
Por: William Passos

O deputado federal Arnaldo Jordy (PPS-PA) disse que as alterações promovidas no projeto original da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte, no Rio Xingu, mostram que o governo federal estava errado na ideia inicial. As mudanças foram promovidas para que o IBAMA pudesse conceder licença de instalação do empreendimento.

“Alguns avanços ocorreram. O governo aumentou a vazão do rio em 40% e eliminou um dos dutos que iriam interditar a chamada volta grande do Xingu. Isso revela o estelionato que estava sendo praticado”, observou.

Jordy acrescentou que, se a “essa altura do campeonato” o governo cede, é porque ele estava absolutamente equivocado.

Pressão

O deputado do PPS reconhece que a pressão da sociedade organizada funcionou. Ele cita as diversas audiências públicas realizadas fora e dentro do Congresso Nacional, as ações do Ministério Público e a mobilização da imprensa para discutir os impactos da construção da usina.

“E o assunto não está encerrado. Continuaremos a questionar até que os pressupostos ambientais, de segurança e de compensação social sejam plenamente respeitados”, ressaltou.

O Ibama diz que as 40 condicionantes ambientais fixadas no ano passado foram satisfeitas pelo consórcio que tocará a obra de Belo Monte, mas o Ministério Público federal estuda entrar com nova ação, caso seja verificado que as irregularidades continuam.

Nenhum comentário: