terça-feira, 7 de junho de 2011

Direitos Humanos: deputados vão ao Pará acompanhar investigações das mortes de camponeses

Da Rádio Câmara
Reportagem Geórgia Moraes

Copiar Arquivos: Arquivo de áudio WMA Arquivo de áudio MP3 estério
 

Deputados da Comissão de Direitos Humanos vão ao Pará acompanhar investigações das mortes por conflitos agrários. Uma subcomissão permanente foi criada para se dedicar ao caso. O grupo será presidido pelos deputados Domingos Dutra, do PT do Maranhão, e Arnaldo Jordy, do PPS do Pará.

Na quarta e quinta-feira, os deputados terão audiências nos municípios de Belém, Marabá e Nova Ipixuna para acompanhar as investigações dos crimes contra trabalhadores rurais, em especial, o assassinato dos ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santo, ocorrido no dia 24 de maio na zona rural do município de Nova Ipixuna.

Domingos Dutra disse que o objetivo dessa iniciativa da Comissão de Direitos Humanos é manter o assunto na pauta.

"Daqui a pouco esse assunto foge da mídia, aparece uma outra tragédia, encoberta esta e nós só vamos abrir os olhos depois que morrerem mais quatro ou cinco que a mídia pauta, aí todo mundo se assanha, discursa, os ministros vão, mas depois a vida volta pro caos. E a nossa subcomissão, nós temos interesse de levantar os assassinatos dos últimos dez anos"

Em Belém, a subcomissão vai ao Tribunal de Justiça do Estado para acompanhar o andamento do processo sobre o caso. Em seguida, os deputados acompanhados de representantes de movimentos sociais seguem para Marabá, onde cumprem extensa agenda de audiências. Na quinta, o grupo vai a Nova Ipixuna e participa de eventos com representantes da Comissão Pastoral da Terra, da Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos, do Comitê Dorothy Stang e da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Pará.

Nenhum comentário: