quarta-feira, 1 de junho de 2011

Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara aprova comissão para acompanhamento de crimes na Amazônia


Em reunião nesta quarta-feira em Brasília/DF, a Comissão de Direitos Humanos e Minorias da Câmara dos Deputados, aprovou requerimento do Deputado Arnaldo Jordy (PPS/PA) para formação de um grupo de parlamentares no intuito de acompanhar o processo investigatório dos assassinatos dos ambientalistas José Cláudio Ribeiro da Silva e Maria do Espírito Santos, ocorridos no último dia 24 na zona rural do município de Ipixuna, no Pará.

Em seu pronunciamento, o deputado paraense relatou a situação de tragédia que vive a Amazônia, onde só no Pará, em 25 anos foram assassinados 1.186 lideranças religiosas, ambientais e intelectuais. "Somente 2,3% destes casos foram a julgamento, demonstrando que o Estado brasileiro não está preparado para enfrentar a escalada deste tipo de crime, onde pistoleiros, grileiros e desmatadores, se sentem confortáveis para atuar, quase certos que não enfrentarão a justiça".

Por sugestão do deputado Domingos Dutra (PT/MA) a comissão deverá ser transformada em sub-comissão permanente, pois em sua opinião - e aceita pelos demais parlamentares -, é normal o clamor popular momentâneo para este tipo de crime, enquanto as manchetes nos jornais mantém a notícia em destaque, para logo após cair no esquecimento e retornarem os assassinatos. "É um terrível círculo vicioso" disse o deputado maranhense, que divide com Arnaldo Jordy, a vice-presidência da CDHM.

A Comissão terá seus membros definidos nos próximos dias, e quais parlamentares assumirão a presidência, vice-presidência e relatoria da mesma. Ela se somará a uma comissão externa da Câmara, anunciada hoje pelo presidente da Câmara, Deputado Marcos Maia (PT/RS) que acompanhará as investigações dos assassinatos na Amazônia e de uma comissão interministerial, anunciada no início da semana pelo governo federal.
 
Assessoria de Comunicação
Gabinete Dep. Arnaldo Jordy
jordycamara23@gmail.com
(61) 3215-1376

Nenhum comentário: