quarta-feira, 30 de março de 2011

Arnaldo Jordy dá entrada na CPI do Tráfico de Pessoas Humanas

Na quarta-feira (17/03), o deputado paraense pelo PPS, Arnaldo Jordy, protocolou na Diretoria Geral da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, pedido de instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito - CPI, para investigar o Tráfico de Pessoas no Brasil, onde se verificará suas causas, consequências e responsabilidades, no período de 2003 a 2011, compreendido na vigência da Convenção de Palermo.

Cento e oitenta parlamentares assinaram o requerimento para a CPI, que deverá ser composta por 23 membros, com prazo de 120 dias para sua conclusão. O requerimento deverá ser apreciado agora pela Presidência da Câmara para sua instalação.

Para a Organização das Nações Unidas - ONU, o número de pessoas traficadas no planeta atinge a casa dos quatro milhões anuais. Em meio a essas denúncias, veio a tona uma realidade espantosa: o Brasil é um dos países campeões do mundo em relação ao fornecimento de seres humano para o tráfico internacional.

A Convenção das Nações Unidas contra o Crime Organizado Transacional, conhecida como Convenção de Palermo, é o principal instrumento global de combate ao crime organizado. A qual é complementada pelos protocolos que abordam áreas específicas: Prevenção, Repressão e Punição do Tráfico de Pessoas; Combate ao Tráfico de Migrantes por Via Terrestre, Marítima e Aérea, e Contra a Fabricação e o Tráfico Ilícito de Armas de Fogo.

Assessoria de Comunicação
Gabinete Deputado Arnaldo Jordy
(61) 3215-5376

Nenhum comentário: